Música

terça-feira, 10 de maio de 2016

LIMPEZA BUCAL






LIMPEZA

FÀBRICA DE REGRIFERANTE FALTA DE HIGIENE

Fábrica de refrigerante sancionada por inobservância de higiene
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por Redação  em 06 Maio 2016
Share/Save/Bookmark
Uma empresa denominada Moz Beverages, Lda, fabricante do refrigerante Izy, na Matola, província de Maputo, foi sancionada pela Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) por atropelo às normas laborais, com destaque para a falta de observância das mais elementares regras de higiene e segurança no trabalho.
A firma expunha os funcionários e o público em geral a vários riscos contra a sua saúde e vida, segundo um comunicado enviado ao @Verdade.
“A fábrica tem a falta de instalações sanitárias para os trabalhadores, bem como de equipamento de protecção individual adequado para os trabalhadores, como são os casos de calçado lavável, luvas, máscaras respiratórias, tocas e protectores auriculares, tendo em conta a natureza do trabalho ali executado. Dada a gravidade da situação, em termos de saúde pública, já foi alertada a Inspecção provincial da Saúde, para os passos subsequentes”, explica o documento.
A punição “teve em conta o facto de se tratar de uma indústria de fabrico de refrigerantes, que é um produto pronto para o consumo humano directo, que estava a ser fabricado e manuseado de forma inadequada, sem que os trabalhadores tivessem o equipamento necessário e apropriado para o tipo da actividade que a empresa exerce”.
A empresa em questão emprega 19 trabalhadores, dos quais seis são de nacionalidade indiana, que a IGT decidiu suspendê-los das suas actividades, com efeitos imediatos, por “graves irregularidades no seu emprego, mais concretamente por terem violado a Lei do Trabalho (Lei nº 23/2007, de 1 de Agosto), bem como o Regulamento Relativo aos Mecanismos e Procedimentos para Contratação de Cidadãos de Nacionalidade Estrangeira, aprovado pelo Decreto nº 55/2008, de 30 de Dezembro”.
Os visados respondem pelos nomes de Manish Kumar, Vineet Kumar, Om Prakash Mishra, Abhisher Tiware, Haadip Singh e Mohamedazim Bashir Patel.

DORMIR BEM HIGIENE DO SONO


AS PRINCIPAIS HIGIENE DO DIA A DIA

 Higiene Pessoal

É um conjunto de hábitos de higiene e asseio com que cuidamos da nossa saúde,que viram normas de vida em carácter individual, como:

  • Banho - Tomar banho diariamente
  • Assepsia - O uso de desodorizante é bastante útil, especialmente no verão. No entanto devem ser evitados os que inibem a produção de suor.
  • Lavar as mãos - sempre que necessário, especialmente antes das refeições, antes do contato com os alimentos e depois de utilizar a casa de banho.
  • Higiene oral - Os dentes e a boca devem ser escovados depois da ingestão de alimentos, usando um creme dental com flúor. Uma higiene inadequada dos dentes dá origem à cárie dentária.
  • Água potável - Beber água mineral ou filtrada.
  • Fazer uma alimentação equilibrada, com alimentos mais naturais.

LANCHEIRA DO PARQUE FECHADA POR FALTA DE HIGIENE

Lancheria do Parque é fechada por "condições inadequadas de higiene"

Fiscalização foi realizada na tarde desta segunda-feira. A suspensão somente poderá ser cancelada depois de nova vistoria

Lancheria do Parque é fechada por "condições inadequadas de higiene" Lara Ely/Zero Hora

segunda-feira, 9 de maio de 2016

HIGIENE DO SONO

HIGIENE NECESSÁRIA


REGRAS DE HIGIENE

DICAS DE HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS

Dicas de Higienização dos Alimentos

  • Higienização AlimentosEvite comer na rua, só compre se tiver certeza de que é seguro e que o vendedor tem higiene no preparo;
  • Antes de comer, lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel para desinfetar;
  • As frutas, verduras e embalagens que forem guardadas na geladeira, devem ser lavadas antes de armazenadas e também de serem consumidas;
  • Busque certificar-se de que o alimento que comprou está dentro do prazo de validade e as embalagens não devem estar amassadas ou rompidas;
  • Não use utensílios de madeira no preparo dos alimentos: o material é propício a proliferação de micro-organismos;
  • Antes de começar a cozinhar, lave bem as mãos e prenda os cabelos;
  • Para desinfecção de frutas e verduras: dilua uma colher de água sanitária em um litro de água e deixe os alimentos de molho por 15 minutos. Depois, é só enxaguar em água corrente e pode ser consumido.

HIGIENE ALIMENTAR

Os alimentos são como um combustível para o nosso corpo. São eles que nos dão a energia necessária para desenvolver todas as tarefas do nosso dia a dia. Portanto, a higiene alimentar é tão importante e isso envolve cuidados, como o prazo de validade da comida que compramos, em quanto tempo vamos consumi-la, como manuseamos e onde comemos.
Comer qualquer alimento sem nenhuma precaução, pode trazer algumas consequências, como diarreias, vômitos, mal-estar, infecções e podem levar a morte. As principais causas desses problemas são as comidas compradas nas ruas, pois é possível que elas não se encontrem em bom estado de conservação, o calor pode gerar alterações biológicas e fazer com que elas se deteriorem mais rápido.
O que costuma provocar infecções alimentares são micro-organismos, como bactérias, fungos, vírus e alguns parasitas. Eles se multiplicam por causa da umidade e o calor, e podem fazê-lo com muita rapidez. Ao ingerir uma comida contaminada, a pessoa passa mal por causa das toxinas que os micro-organismos produzem, o que gera um desequilíbrio gastrointestinal e, em alguns casos, febre. 

PALESTRA SOBRE HIGIENE SOCIAL


HIGIENE SOCIAL


HIGIENE SOCIAL PÚBLICA

HIGIENE E SAUDE

quinta-feira, 28 de abril de 2016

HIGIENE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO DA DOENÇAS

Higiene Ambiental e Desenvolvimento de Doenças

A falta de higiene ambiental pode ocorrer com o depósito indevido no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, etc.

A poluição ambiental causa distúrbios no bom funcionamento dos ecossistemas, matando várias espécies animais e vegetais. O ser humano também é prejudicado com este tipo de ação, pois necessita muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para viver com qualidade de vida e mantendo uma boa saúde. Quando estes três meios são poluídos, verifica-se o desenvolvimento de doenças, sendo que algumas são exemplificadas em seguida:

Doenças transmitidas através da água - Gastrenterite, Amebíase, Giardíase, Febre tifóide, Cólera, Leptospirose, Verminoses (esquistossomose ou xistose);

Doenças transmitidas através do solo - Tétano e Verminoses (ascaridíase, teníases, cisticerco, oxiurose, ancilostomose o amarelão)  

Doenças transmitidas através do ar - .Doenças alérgicas (bronquite, rinite e asma)
O ar poluído pode conter partículas que podem causar sérios problemas de saúde. Além de materiais poluentes, o ar também pode conter diferentes tipos de microorganismos que causam doenças. Tendo em conta esta fato, mencionamos agora algumas doenças causadas por vírus e bactérias.
Doenças causadas por vírus -  (resfriado, gripe), outras viroses (caxumba, sarampo, rubéola, poliomielite, catapora)

Doenças causadas por bactérias - (tuberculose, meningite meningocócica, pneumonia bacteriana, coqueluche)

Higiene Ambiental na Educação Infantil

É sabido que uma boa higiene ambiental no futuro depende também da educação que é dada às crianças e jovens de hoje. Por isso, em muitas escolas a higiene ambiental tem sido um tema abordado com os alunos para que estes possam:
  • compreender que a saúde é um direito de todos e uma parte fulcral do crescimento e desenvolvimento do ser humano;
  • compreender que a condição de saúde é um resultado das relações com o meio físico, econômico e sociocultural, sabendo identificar fatores que prejudicam a saúde pessoal e coletiva no meio onde vivem;
  • conhecer e utilizar formas para intervir individual e coletivamente sobre os fatores nocivos à saúde, agindo com responsabilidade relativamente à sua saúde e à saúde dos indivíduos ao seu redor;
  • conhecer formas de aceder aos recursos da comunidade e as possibilidades de utilizar os serviços voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde;
  • adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.

Higiene Ambiental no Trabalho

É muito importante manter o ambiente de trabalho o mais higiênico e saudável possível, uma vez que muitas pessoas passam grande parte do seu dia nesse ambiente.
Estes são alguns pontos que visam a conscientização de sujeitos para que possam criar um ambiente limpo, que é uma garantia de saúde e segurança no trabalho.
  • Não se alimentar nos setores de trabalho;
  • Não deixar vestígios de comida no chão ou nos equipamentos e máquinas;
  • Usar recipientes higiênicos para tomar água;
  • Não deixar os equipamentos de proteção individual no chão ou nas máquinas.

HIGIENE BOCAL

Higiene Bucal
Entre os efeitos da má higiene bucal estão as cáries, a gengivite, a periodontite e a perda dos dentes. Felizmente, com os cuidados apropriados – como a limpeza correta e regular dos dentes – podemos prevenir a maioria desses problemas.

Se não limpamos bem nossos dentes todos os dias, corremos um grande risco de ter cárie. Seus sinais são aqueles furinhos visíveis nos dentes, dor ao mastigar e sensibilidade ou dor nos dentes.

Quando não retiramos regularmente os carboidratos da comida e da bebida que ingerimos, eles permanecem em contato com os dentes e servem de alimento para as bactérias responsáveis pela cárie. A placa começa a se formar sobre os dentes 20 minutos depois de comermos; portanto, quem gosta de beliscar toda hora precisa cuidar da limpeza dos dentes com mais freqüência, não apenas duas vezes por dia. Na verdade, essas bactérias estão praticamente sempre presentes na boca e a limpeza freqüente – além do baixo consumo de doces — acaba evitando a formação de cáries.

A boa limpeza dos dentes também evita que a cárie causada por bactérias progrida e se transforme em gengivite ou doença gengival.

A Rotina Recomendada de Higiene Bucal

Mantenha os dentes limpos e sem cáries seguindo uma rotina regular de escovação duas vezes por dia e uso diário do fio dental. Fora isso, vá ao dentista pelo menos uma vez por ano para fazer uma limpeza profissional e uma avaliação geral e assim detectar os problemas antes de eles se agravarem. Pode ser que o dentista recomende algum tipo especial de escova, fio dental ou antisséptico bucal para melhorar os resultados de sua rotina de higiene bucal diária.

HIGIENE AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Higiene Ambiental na Educação Infantil

É sabido que uma boa higiene ambiental no futuro depende também da educação que é dada às crianças e jovens de hoje. Por isso, em muitas escolas a higiene ambiental tem sido um tema abordado com os alunos para que estes possam:
  • compreender que a saúde é um direito de todos e uma parte fulcral do crescimento e desenvolvimento do ser humano;
  • compreender que a condição de saúde é um resultado das relações com o meio físico, econômico e sociocultural, sabendo identificar fatores que prejudicam a saúde pessoal e coletiva no meio onde vivem;
  • conhecer e utilizar formas para intervir individual e coletivamente sobre os fatores nocivos à saúde, agindo com responsabilidade relativamente à sua saúde e à saúde dos indivíduos ao seu redor;
  • conhecer formas de aceder aos recursos da comunidade e as possibilidades de utilizar os serviços voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde;
  • adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.

terça-feira, 26 de abril de 2016

HIGIENE NO TRABALHO

HIGIENE AMBIENTAL NA COZINHA

HIGIENE AMBIENTAL

Higiene Ambiental é um conceito relacionado com a preservação das condições sanitárias do meio ambiente de forma a impedir que este prejudique a saúde do ser humano.
Desta forma, a higiene ambiental pressupõe cautela em relação aos fatores químicos, físicos e biológicos externos ao indivíduo. Visto que estes fatores podem ter um impacto sobre a saúde, o objetivo da higiene ambiental é prevenir as doenças mediante a criação de espaços saudáveis.
A higiene ambiental deve zelar pela saúde tanto das gerações atuais como das futuras. Algumas áreas de atividade da higiene ambiental são: desinfeção (para controlar bactérias, pragas e organismos prejudiciais para a saúde), fumigação, desinfestação e desratização.
No casa hipotético de um indíviduo verter resíduos tóxicos numa determinada rua, compete ao Estado a limpeza do local dirigindo-se a empresas especializadas em higiene ambiental. Assim, não se permite que indivíduos que passem pelo local adoeçam devido à exposição a esses resíduos.